Vídeo: Tanque nuclear soviético destruído na Ucrânia

Ladoga. Foto: reprodução Twitter

Um vídeo de um veículo aéreo não tripulado (VANT) ucraniano apareceu no Twitter, no qual um ataque a um raríssimo veículo blindado Ladoga foi capturado. Este veículo de propósito especial foi criado no período final da extinta União Soviética.

+ Clique aqui para ver o vídeo

Os veículos Ladoga, inicialmente desenvolvidos sob o codinome Debut, são veículos blindados de evacuação especializados. Eles foram criados para as necessidades da mais alta liderança política e militar da URSS.

Cerca de 4-5 exemplos foram construídos. O Ladoga é baseado no casco do tanque T-80B com componentes desenvolvidos para o tanque T-80U, incluindo a turbina a gás GTD-1250, que gera 1250 cv.

O uso de um motor tão potente permite que a máquina de 42 toneladas atinja 70 km/h fora de estrada e até 110 km/h em estradas pavimentadas. O alcance operacional é de 350 km.

O veículo é blindado, mas não tão pesado quanto os MBTs. Não possui armadura composta, apenas armadura de aço. Além disso, o interior dos compartimentos de direção e passageiros é protegido da radiação.

Ladoga. Foto: reprodução Twitter

O veículo é equipado com um sistema de alta pressão e ventilação por filtro para defesa contra armas de destruição em massa. Sob as condições de operação de armas de destruição em massa, Ladoga pode funcionar por 48 horas.

Um dos veículos da Ladog foi usado durante a liquidação das consequências do desastre na Central Nuclear de Chernobyl. Lá, o veículo foi usado para verificar o grau de contaminação.

Ladoga. Foto: reprodução Twitter

Fotos: Reprodução Twitter / Vídeo: telegram 63ombr

Back to top